CPS-3 (Capcom Play System 3)


CPS-3 ou Capcom Play System 3 é uma placa de arcade lançada pela Capcom em 1996 com o jogo Red Earth (também conhecido como Warzard). Era na época um sistema com capacidades 2D sem paralelo; muitos fãs de jogos de luta ficavam impressionados com a fluidez na animação em jogos como Street Fighter III e outros para o sistema, que foi o último fabricado pela Capcom (que passaria a utilizar outras plataformas como o Sega NAOMI e o System 246).

A CPS-3 possui um mecanismo de segurança e proteção anti-cópia complexo. Os jogos são distribuídos em um CD que contém os dados do jogo criptografados e um cartucho de segurança alimentado por bateria com uma chave de desencriptação e a BIOS do jogo. Ao ser ligado pela primeira vez, o conteúdo do CD é copiado para um banco de memória na placa do sistema, e depois é desencriptada pelo cartucho de segurança. O cartucho é extremamente sensível a qualquer tentativa de modificação, que faz com que a chave seja apagada tornando o cartucho inútil.

A CPS-3 não foi um sucesso de vendas e teve apenas seis jogos produzidos para ela. Os donos das casas de arcade não gostavam da fragilidade da placa principal; a CPS-3 não resistia bem a choques mecânicos ou elétricos. Além disso, o jogo deixava de funcionar assim que a bateria no cartucho de segurança perdia sua carga, tendo de ser substituída ao custo do dono. Outro ponto negativo foi o fato da CPS-3 ser capaz apenas de produzir gráficos 2D em uma época em que a maioria dos jogos era criada com gráficos 3D. O custo do sistema era maior que o das outras placas de arcade e acredita-se que programar para a CPS-3 era mais difícil que o normal.

Em junho de 2007, o método de criptografia da placa foi quebrado por Andreas Naive, via engenharia-reversa. Suas descobertas possibilitaram a emulação do sistema pelos emuladores MAME, Nebula e Final Burn.

Especificações técnicas

  • CPU principal: Hitachi SH-2 (HD6417099) a 25 MHz
  • Armazenamento:
    • Drive de CD-ROM SCSI
    • RAM (quantidade variável)
    • Flash ROM: 8 x 16 MiB
  • CPU de som: desconhecido; proprietário
  • Chip de som: Estéreo, 16 canais 8-bit
  • Paleta de cores: 32768 (15-bit color, RGB 555)
    • Total de cores simultâneas: 4096
  • Resolução: 384×224 pixels / 496×224 (modo widescreen)
  • Jogos conhecidos: 6

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