MAME (Multi Arcade Machine Emulator)

MAME (Multi Arcade Machine Emulator) - é um software destinado a emular fielmente os jogos eletrônicos conhecidos como "arcades", também (de maneira errada) chamados no Brasil de "fliperamas".

O que é

MAME significa Multiple Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME irá reproduzir, mais ou menos fielmente, o jogo em um PC. O MAME pode emular mais de 6.940 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80 e 90.

As imagens de ROM que o MAME utiliza são "descarregadas" de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o "hardware" para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades.

O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME previne que esses importantes jogos "clássicos" sejam esquecidos e perdidos.

Histórico

No dia 24 de dezembro de 1996, Nicola Salmoria começou a fazer um emulador para vários hardwares que mais tarde, em 1997, juntou em um só programa, batizado de Multi Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Sua primeira versão oficial saiu no dia 5 de fevereiro de 1997 às 23:32 (+0100). Usando um driver de arquitetura portável e modular com uma filosofia de código aberto (open source), o MAME cresceu em proporções imensas.

Plataformas suportadas

Existem versões do MAME para IBM PC (DOS e Win32), Linux e Mac OS. Qualquer uma delas é compilada especificamente para a sua plataforma, sem necessidade de emulação de sistema operativo. Além dessas, o MAME é convertido para outras plataformas, geralmente com alguma defasagem em relação às versões principais:

  • OS/2
  • QNX
  • Amiga
  • BeOS
  • Symbian
  • XBox
  • Dreamcast


0 comentários: